sexta-feira, 22 de outubro de 2010

RETORNO À SÃO LUIZ DO PARAITINGA

A manhã agradável do domingo, 10 de outubro, foi o início mais que apropriado para um visita à São Luiz do Paraitinga. A cidade, como sabemos, sofrera enorme perda com a enchente ocorrida em janeiro que destruiu grande parte de seu patrimônio histórico e fez ruir a igreja matriz centenária. O passeio, que nasceu de um convite para uma visita ao alambique do Sítio Mato Dentro, de propriedade de um companheiro rotariano, era também uma oportunidade para rever a cidade e sua gente, em condições menos dramáticas do que aquelas experimentadas nos dias seguintes à catástrofe, quando alguns rotarianos lá estiveram prestando solidariedade e ajuda material aos desabrigados. Daquela vez a desolação e a tragédia refletiam em cada rosto, e, em cada esquina montanhas de destroços e lama dava a dimensão da luta que viria pela reconstrução de sua cidade e de suas vidas.
A reconstrução já aconteceu. Nove meses depois da tragédia assistimos a uma cidade que renasceu. Pelas ruas pode se sentir a agradável presença do orgulho de uma comunidade no cheiro da tinta fresca, do concreto novo e do tijolo. A cidade brilha como nova, mas com a personalidade que só o casario antigo permite. Onde o trabalho é mais lento e o restauro mais exigente observa-se o cuidado em preservar cada tijolo, parede ou telhado que resistiu à fúria das águas. A nova igreja será levantada sobre os alicerces da antiga, que permanecerão intocados como testemunhas do respeito que um povo deve guardar pelo seu passado. E não há gente que respeite mais o passado que os filhos de São Luiz do Paraitinga. Exemplo disso foi o ensaio da Congada que assistimos na Casa da Amizade. Ali músicos e cantores, velhos, jovens e crianças, contribuem com raro talento na preservação das nossas raízes culturais. Na tarde daquele domingo, depois de um “leitão à pururuca” acompanhado de uma cachaça Mato Dentro, podia se ouvir vindo da praça central uma algazarra indistinta. Era a festa do Dia das Crianças. Não poderia haver imagem mais expressiva de um renascimento que uma praça abarrotada com centenas de crianças em alegre comemoração, indiferentes às cicatrizes que a tragédia deixou em toda parte. Há muito ainda por ser feito, mas a cidade e seu povo já estão de pé. A noite próxima nos colocou de volta na estrada, mas com o sabor de um breve retorno.




Veja aqui as fotos.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

RYLA - Prêmios Rotários de Liderança Juvenil

Todos os anos, milhares de jovens entre 14 e 30 anos especialmente selecionados pelos clubes e distritos participam de um seminário ou workshop, com todas as despesas pagas, para discutir, aprender e praticar habilidades de liderança.  Isto é o RYLA, abreviatura da expressão inglesa “Rotary Youth Leadership Awards” (Prêmios Rotários de Liderança Juvenil) e foi adotado oficialmente pelo Rotary International em 1971 sendo um dos mais importantes programas de prestação de serviços da organização, e não raro a base para a criação ou fortalecimento de Rotaract e Interact Clubs. É comum também os participantes do programa participarem de Intercâmbio de Jovens ou se candidatarem a Bolsas Educacionais. Jovens líderes provenientes de camadas menos privilegiadas são especialmente convidados a participar do programa com o intuíto de prover-lhes as habilidades de que necessitam para tornar-se futuros líderes.

João Paulo, Tiago, Matheus, Heloyza, Pres.Robson, Gustavo, Daniel e José Willian   

Seis jovens indicados e patrocinados pelo nosso clube e um pelo Rotary Caraguatatuba Poiares participaram do RYLA que aconteceu nos dias 24 a 26 de setembro último na cidade de Santa Branca. Seus depoimentos comprovaram a excelência do seminário e o entusiasmo com que abraçaram novas idéias e o acerto das escolhas, demonstrando o potencial que cada um possue e que certamente poderá torná-los futuros lideres. 
Mais fotos clique aqui.   

NOITE DA PIZZA

É grande a expectativa para a Noite da Pizza que acontecerá no próximo dia 12 de novembro na Casa da Amizade, com arrecadação destinada à entidade parceira Exército de Cristo.
Isto porque os eventos patrocinados pelo clube tem alcançado um sucesso extraordinário, basta lembrar da feijoada, do caldinho e da noite da pizza anterior. Esta em especial também está prometendo, porque o casal de companheiros Eliana e Arnaldo serão os comandantes do forno e fogão e anunciam uma atração extra: além dos diversos tipos de pizzas haverá serviço de saladas e massas à moda americana. Vamos divulgar, convidar os amigos, encher a casa e conferir.