quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A PROVA QUÁDRUPLA

A Prova Quádrupla foi criada em 1932, pelo rotariano Herbert J. Taylor, que posteriormente foi Presidente do Rotary International. As quatro perguntas foram criadas e utilizadas como filosofia de trabalho pela companhia do autor, que na época enfrentava uma grave crise econômica provocada pelo "crash" das bolsas em 1929. Os funcionários foram incentivados a utilizar o questionário em suas vidas profissionais e pessoais. A adoção desta postura, levou a empresa a sair de uma situação pré-falimentar. A mesma Prova Quádrupla foi adotada pelo Rotary International em 1943, e amplamente divulgada pelos Rotary Clubes no mundo, e tem como objetivo desenvolver e manter altos padrões de ética nas relações humanas.



Durante muitas décadas, Rotary Clubs e rotarianos em todo o mundo têm usado a Prova Quádrupla, como instrumento para desenvolver uma postura ética e o respeito e compreensão entre os povos.
Como empregar a Prova é indicado pelo seu idealizador. Sugeriu ele que, primeiro, se decore o texto e, depois, se adquira o hábito de confrontar pensamentos, palavras e atos com as perguntas formuladas. É um guia seguro para se agir corretamente. Se guardada de memória e aplicada diariamente no tratamento com terceiros, contribuirá definitivamente para as mais efetivas e amistosas relações. A experiência de muitos tem mostrado que consultando sistematicamente a Prova Quádrupla para avaliar a retidão de pensamentos, palavras e atos, se logrará maior tolerância, compreensão e felicidade independentemente de credo, raça, orientação ou fronteiras.