terça-feira, 18 de agosto de 2009

Casa da Amizade e Rotary Caraguatatuba doam 19 peças de louças de banheiro para o Lar Dia que cuida de idosos

A Casa da Amizade e o Rotary Club Caraguatatuba doaram 19 peças de louças de banheiro para o Lar São Francisco de Assis, conhecido como Lar Dia, entidade de utilidade pública desde 2000, que presta atendimento domiciliar a atuais 25 idosos que residem no bairro do Perequê Mirim e adjacências.

As peças de louça foram entregues no último dia 14 de agosto de 2009, para as voluntárias da entidade Célia Guimarães e Maria Adelaide de Macedo, durante reunião do Rotary Club presidido por Sebastião Ferreira Cunha, sua esposa e presidente da Casa da Amizade Maria Clara Mamede Cunha, o rotariano Marcos Oliveira que conseguiu a doação e demais presentes.
Célia Guimarães e Maria Adelaide de Macedo explicaram que o Lar Dia não tem sede própria, apenas um terreno no Perequê-Mirim. Por isso, parte das louças será guardada para a futura construção da sede e outra parte será repassada aos idosos atendidos. “Hoje temos apenas cinco a seis voluntárias, mas continuamos atendendo os idosos em suas casas. Ajudamos a dar banho, na alimentação, repassamos os mantimentos que recebemos, fazemos algumas atividades para ocuparem o tempo deles. É um trabalho que exige amor e carinho, que geralmente eles não recebem em casa. Alguns idosos moram sozinhos”, confirmam.
O projeto do Lar Dia será oferecer atendimento de equipe multidisciplinar e atividades físicas e culturais durante o dia na futura sede da entidade, e a noite os idosos retornariam para suas casas. No entanto, as voluntárias Célia e Maria Adelaide comentam o impasse que perdura por alguns anos. “Não temos rede de energia nem água na rua do terreno doado ao Lar Dia, que fica paralelo a Avenida José da costa Pinheiro Junior, na divisa de Caraguá e São Sebastião. Já fizemos inúmeras solicitações a Sabesp e a Bandeirantes e ainda não tivemos o problema solucionado”, finalizam.
Ainda durante a reunião rotária foi sorteado um quadro artístico rifado em prol do Lar Dia, que arrecadou R$ 250,00. O Rotary Club e a Casa da Amizade de Caraguatatuba colaboram com a entidade há anos, assim como auxiliam a Associação Exército de Cristo, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a creche Meimei no bairro do Tinga, a Santa Casa, entre outras instituições.
O Rotary Club Caraguatatuba completou em fevereiro 45 anos, sendo o primeiro do Litoral norte, assim como a Casa da Amizade de Caraguatatuba com seus 37 anos foi à primeira da região.