terça-feira, 21 de julho de 2009

Primeira mulher rotariana da América Latina prestigia posse de Sebastião Cunha

“O futuro do Rotary está em suas mãos”. Esta foi à frase repetida por Sebastião Ferreira Cunha, empossado no final de junho de 2009, como novo presidente do Rotary Club Caraguatatuba, seguindo o lema do presidente do Rotary Internacional, John Kenny. Mais de 100 rotarianos das cidades de São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela, Taubaté, São José dos Campos e Caçapava prestigiaram o jantar festivo, entre eles, dona Emma Hildinger, primeira mulher rotariana da América Latina. Sebastião Cunha aproveitou a cerimônia de posse para homenagear o vice-prefeito Antonio Carlos Junior com o título de sócio honorário do Clube, assim como o fez com o policial aposentado Eliseu Elias Oliveira Moraes, que com uma corneta, soprou o Toque da Alvorada, anunciando a nova fase do Clube Rotary mais antigo da cidade, com 45 anos.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Professoras e engenheiros brasileiros viajam para Virgínia (EUA) em Intercâmbio de Grupos de Estudos da Fundação Rotária - Distrito 4600

O engenheiro mecânico Cláudio Oliveira de Paula, do Rotary Club Volta Redonda - Oeste é o líder da equipe brasileira do IGE – Intercâmbio de Grupos de Estudos patrocinado pela Fundação Rotária. Ele e mais quatro profissionais indicados pelos Rotary Clubes do Distrito 4600 conheceram cidades americanas que integram o Distrito 7600, no estado de Virgínia.
Entre 25 de setembro a 25 de outubro de 2009, a equipe brasileira esteve nos Estados Unidos trocando informações culturais e profissionais. O objetivo do IGE é promover a compreensão e a boa vontade internacionais por meio do contato pessoal. Enquanto estiverem no exterior, os membros da equi¬pe brasileira ficaram hospedados em lares de rotarianos e terão a chance de conhecer colegas de profissão. Além disso, fizeram apresentações sobre seu país em reuniões e eventos.
A Fundação Rotária paga a passagem de ida e volta, e os rotarianos do país anfitrião oferecem refeições e alojamento e cobrem despesas de viagens no território do distrito. Os visitantes arcam com as despesas pessoais e gastos imprevistos.
Além do líder rotariano Cláudio de Paulo, 51 anos, os outros quatro profissionais “não rotarianos” selecionados como membros da equipe brasileira foram: o engenheiro mecânico Fernando Benedito de Souza Raimundo, 29 anos, indicado pelo RC Cruzeiro-Mantiqueira; a professora de inglês e tradutora Joanize Aparecida dos Santos, 27 anos, indicada pelo RC Jacarei Avarehy; a professora universitária Eliane Stevanato 39 anos, indicada pelo RC Taubaté – Urupês; e a professora de idiomas Renata Carvalho dos Santos Ferreira, 25 anos, indicada pelo RC Volta Redonda – Norte.
A equipe americana do Distrito Rotário de Virgínia estará no Brasil de 24 de abril a 22 de maio de 2010. Desde seu lançamento, em 1965, o programa Intercâmbio de Grupos de Estudos tem proporcionado experiências profissionais, educacionais e culturais a mais de 32.000 pessoas.

O presidente da Subcomissão de IGE, João Batista Pires Filho, explicou que por meio da Fundação Rotária, os Rotary Clubes desenvolvem projetos que vão do âmbito local ao internacional, além de selecionarem candidatos para receberem bolsas de estudos e de intercâmbios. Já, o governador do Distrito 4600, Ettore Dalboni da Cunha, confirmou que cabe aos rotarianos ajudarem a encontrar soluções para as necessidades locais da comunidade.