quinta-feira, 28 de maio de 2009

Italianos visitaram Litoral Norte em programa de intercâmbio da Fundação Rotária


O médico Nicola di Fabrizio, a advogada Federica Fuggetti, os arquitetos Tommaso Trivellato e Matteo Teggi, todos italianos, conheceram as belezas do Litoral Norte esta semana.

Eles integram a equipe do Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE), um programa da Fundação Rotária, rico de experiências culturais e profissionais, destinado a jovens profissionais que tenham entre 25 e 40 anos.
No início da semana eles estiveram em São Sebastião conhecendo as instalações do Tebar, maior terminal marítimo da América Latina que integra a Petrobras, além do passeio turístico guiado pelo centro histórico da cidade. Na terça-feira foram a Ubatuba onde trocaram experiências com profissionais e conheceram o Projeto Tamar, de preservação das tartarugas marinhas. Depois conheceram as praias de Ilhabela assim como a Fábrica de Brinquedo de Madeira, projeto apoiado pelo Rotary Club da cidade.
Também conheceram dois projetos apoiados pelos Clubes Rotary de Caraguá - a Associação Exército de Cristo, um projeto de resgate da cidadania que atende cerca de 400 jovens e suas famílias no bairro do Travessão e o projeto de Doação de Sangue. Nas últimas três semanas, os integrantes da equipe italiana conheceram empresas e instituições instaladas no Distrito Rotário 4600, percorrendo cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, além de observarem como suas profissões são exercidas, fazerem amizades e trocarem experiências.
Neste mesmo período, uma equipe brasileira conheceu o Distrito 2060, na região de Trento, Norte da Itália.
O programa do Intercâmbio de Grupos de Estudos 2009 terminou com a apresentação da equipe italiana na 38ª Conferência Distrital “Na onda da amizade”, que aconteceu no final de semana, no Teatro Mário Covas, reunindo 1.200 rotarianos em Caraguatatuba.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Chá beneficente arrecadou recursos para a Apae


Mais de 100 pessoas prestigiaram Chá Beneficente realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Caraguatatuba, realizado no final de maio de 2009. A ação foi organizada pelos pais e funcionários da entidade, além de representantes do Rotary Club da cidade. Houve bingo e prêmios como bicicleta, multiprocessador e capacete.

“Ainda não contabilizamos o valor arrecadado com o chá bingo, mas essa verba ajudará a pagar o calçamento de cimento na entrada da Apae, orçado em mais de R$ 5 mil. Isso facilitará o acesso dos nossos alunos que usam cadeiras de roda”, explicou a presidente da entidade, Selma Meyer Fontes.
O prédio da Apae passou por reforma recentemente e no início do ano foram inaugurados a quadra poliesportiva, os vestiários e ampliação das salas de aula. Os próximos passos são: o calçamento na entrada da entidade, troca do piso, entre outras ações que visam melhorar o ambiente escolar freqüentado pelos atuais 108 alunos portadores de necessidades especiais.
Os alunos contam também com o atendimento de uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeuta, psicóloga, terapeuta ocupacional, educadores especializados, além de participarem de oficinas de arte e cultura e contarem com o apoio do Clube de Mães.
Com 32 anos de serviços prestados à cidade, a Apae de Caraguá está localizada na Avenida Bahia, 633, Indaiá. Visitas podem ser agendadas pelo telefone 3882-6778.