segunda-feira, 16 de março de 2009

Engenheiro alerta sobre o aquecimento global em palestra no Rotary Club Caraguatatuba

O que nós podemos fazer para minimizar os efeitos do aquecimento global? Esta pergunta foi respondida pelo engenheiro eletricista e professor Antônio Cárli, em palestra ministrada para mais de 40 presentes na reunião semanal do Rotary Club Caraguatatuba, no último dia 16 de março de 2009, na sede da Casa da Amizade, no Jardim Aruan.

Diversos clubes Rotary na capital paulista, entre outras entidades profissionais, receberam a palestra do engenheiro Antônio Cárli no último ano. Dessa última vez, ele aceitou o convite da presidente do Rotary Club Caraguatatuba, Selma Meyer Fontes, para explicar algumas conseqüências do aquecimento global como o efeito estufa, o aumento da temperatura, a elevação do nível do mar, entre outras.
Segundo Cárli, para proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida é recomendável fazer um racionamento voluntário, o que equivale a usar lâmpada fluorescente no lugar de lâmpada incandescente; preferir a cor branca para a pintura das paredes internas; trocar o banho quente por banho frio; suprimir o aparelho de ar condicionado; diminuir ou eliminar o aquecimento residencial; trocar o carro grande e pesado por carro leve e mais econômico; fazer a pé as distâncias curtas; promover o controle populacional, planejando famílias menores e tendo filhos mais tarde; reciclar o lixo e, principalmente “reciclar a cabeça”.
Para a presidente Selma Meyer Fontes, a palestra foi esclarecedora. “Uma das ações benéficas ao meio ambiente, que foi citada na palestra, é o plantio de árvores. Isso, todo ano os rotarianos fazem”, esclarece.